Pr. Teodoro Santana primeiro pastor da Bahia




Ex-diácono da Igreja Batista, Teodoro Santana foi consagrado, por Otto Nelson, primeiro pastor da Assembléia de Deus na Bahia. Teodoro Feliciano Santana nasceu em 7 de janeiro de 1888, em Santo Antônio de Jesus, na Bahia, e era filho de José Feliciano Santana e Maria Feliciana de Jesus, crentes batistas. Em 1910 Teodoro aceitou ao Senhor Jesus e, em 13 de maio de 1913, foi batizado nas águas.
Em quatro de dezembro de 1914 casou com Rosa Maria Damasceno. Infelizmente, desconhecemos a data em que foi separado para o diaconato, na Igreja Batista - fé que abraçara. Como diácono serviu eficientemente ao Senhor até 1924, quando aceitou a mensagem pentecostal trazida de Belém pela irmã Joaquina Carvalho. Em novembro de 1925, num culto de vigília, recebeu o batismo com o Espírito Santo. Em 1928 Teodoro Santana esteve em Alagoas por alguns meses e mais outros em Pernambuco, sempre sob a orientação segura do pastor Otto Nelson, preparando-se para o santo ministério.
No dia 12 de outubro de 1929, os missionários Otto e Adina realizam o sonho de conhecer os irmãos baianos, chegando em Canavieiras para um grande evento no dia 13, a convite de Teodoro Santana. A expectativa era imensa, pois todos queriam conhecer este baluarte da fé - o casal Nelson. Ao final da festa o ex-diácono da Igreja Batista, que com outros irmãos tinha sido desligado da sua igreja mãe, recebeu um presente do Senhor: Otto, na orientação de Deus, consagra o diácono Teodoro e o nomeia primeiro pastor da Assembléia de Deus na Bahia.
O campo
Estabelecido em Canavieiras, Teodoro começou a evangelizar e a formar o campo onde trabalharia durante toda a vida. Chegou a ajudar nos primeiros trabalhos em Itabuna, passou por Jacinto e trabalhou por algum tempo em Almenara, ambas em Minas Gerais, às margens do rio Jequitinhonha. Logo depois concentrou-se definitivamente nos trabalhos de evangelização em Canavieiras e municípios vizinhos, conseguindo formar um vasto campo abrangendo os atuais municípios de Belmonte, Itapebi, Mascote, Pau Brasil, Camacã, Santa Luzia, Arataca, Jussari e Una, e os distritos de Itaimbé (em Potiraguá) e Palmira (em Itaju do Colônia). A sede do campo esteve sempre em Canavieiras, até 1973.
No distrito de Jacarandá o trabalho de evangelização sofreu forte oposição, inclusive de outras denominações. Conta-se que como o trabalho evangélico não prosperasse ali, o pastor Teodoro amaldiçoou o lugar, dizendo que não duraria e haveria de desaparecer. Mais tarde, com a abertura da rodovia ligando Camacã a Canavieiras, começou a ser formado o povoado de Santa Luzia. Jacarandá deixou de existir como vilarejo e a palavra do pastor se cumpriu. Já a congregação iniciada no rio São Pedro, em Santa Luzia, embora fosse na zona rural prosperou e, até hoje, temos crentes firmes em Jesus que são daquela geração.
Em 1941 João Silva Bonfim converteu-se ao Senhor. Mais tarde o pastor Teodoro o consagrou evangelista, sendo o único em todo o campo. Teodoro, viúvo de Rosa Maria, e com os filhos Abner e Aydée, casou novamente algum tempo depois. Agora com Romana Santana, de quem mudou o nome para Romilda alegando que Romana “lembrava-lhe certa religião”. O pastor Teodoro nunca teve carro mas, apesar disso, passou toda a vida girando pelos municípios que constituíam o campo, cuidando do rebanho que Deus lhe dera. Em 1973, já muito doente, entregou o campo à Convenção em Salvador e se afastou dos trabalhos, ficando com os filhos em Itabuna. Recebia um salário previamente ajustado com o pastor Rodrigo Santana até que, em 21 de setembro de 1977, aos 89 anos, foi descansar no paraíso celeste, aguardando a ressurreição dos santos para entrar, definitivamente, na glória eterna.